Jornalismo literário, artigos acadêmicos e reportagens

Arquivos por mês

julho 2017

Capa jul. / set. 2017

Caro leitor, na quarta edição da nossa revista, trazemos reportagens que falam sobre crime da imprensa, música, transexualidade e mulheres no cinema. Uma diversidade de pautas que reflete a mente de jornalistas jovens e veteranos na produção do livro-reportagem. Uma boa leitura!!!

Vasculhando os locais, procurando as vítimas

Sábado, 28 de março de 2015, duas décadas depois do caso da Escola Base. Há muito tempo eu aguardava por aquele dia. Por volta das 10 horas cheguei na Rua Dom Sebastião do Rego, na Vila Gumercindo, e estacionei o carro bem em frente à antiga casa de Maurício Monteiro Alvarenga e Paula Milhin, casal…

Fabiane

Fabiane Maria de Jesus nasceu em 1981 no Rio de Janeiro. No mesmo ano ocorria a união chamada de “casamento do século” entre Charles e Diana, príncipe e princesa de Gales. Foi também neste ano que entrou em operação o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, com a transmissão do discurso de seu proprietário, apresentador…

A fruta, estopim da ignorância

Fabiane pega sua bicicleta, confere as frutas e a Bíblia, no interior da cesta. Uma das crianças descalças e sem camisa chama atenção da dona de casa. Ela caminha em direção a ela, chutando pedregulhos da calçada. Os olhares serenos de Fabiane, naqueles poucos segundos, passaram a admirar o garoto sem nenhuma outra intenção, além…

Bruno: Auxiliar de cozinha

A década de 70 foi um divisor de águas para LGBTs nos Estados Unidos, à época presidida por Ronald Reagan. O epicentro desta revolução foi um pequeno sub-bairro californiano chamado Castro. Tudo começou em 1972 quando o casal Harvey Milk e Scott Smith mudou de Nova York para a Castro Street localizada em Eureka Valley,…

Renata: Recepcionista

Ela saiu do trabalho, um salão de beleza nos Jardins, bairro nobre de São Paulo, região da Avenida Paulista, rumo ao centro. O destino era a Avenida Vieira de Carvalho, bem próximo à Praça da República, um dos pontos LGBTs mais movimentados da cidade. O ano era 2007 e ela caminhava ao encontro de um…

Luiza: Orientadora de público

Às 8h20, pontualmente, ela sai de casa. Da Rua Prates até a estação Armênia, linha 1-azul do Metrô, são 600 metros – cerca de 8 minutos. A estação fica localizada no bairro Bom Retiro, região que concentra milhares de comerciantes de vestuário nas lojas de preços populares na Rua José Paulino. Também fica a poucos…

Construção do imaginário do mito Raul Seixas

Em vida, impactou pessoas com suas letras irônicas e melodias simples. Em morte, arrasta multidões de admiradores, fãs clubes, colecionadores, covers, passeatas que realizam inúmeros tributos em sua homenagem. Mas, o que faz o fã criar o imaginário de Raul Seixas que o fez se tornar um mito? Podemos analisar por meio das seguintes frases…

A criação da passeata raulseixista

Depois daquele 21 de agosto de 1989, a data nunca mais foi a mesma para os fãs de Raul Seixas. E a partir do ano seguinte passaria a acontecer a passeata anual raulseixista em São Paulo. O Fã Clube Raul Mania organizou a primeira com divulgações na loja da Galeria do Rock, folhetos em postes,…

Momento da fama

Como disse Laert sobre a participação do Língua de Trapo no Festival dos Festivais, atacar a grande mídia e o sistema não quer dizer que você não pode levar suas críticas à rede nacional, principalmente para a TV. O título do livro é a reprodução de uma frase que Jô Soares criou para apresentar a…

Ir para o Topo