Os Sertões – Sumário

publicado na Ed_10_jan/mar.2019 por

Para navegar pelos capítulos do livro, basta clicar na hiperligação. Será aberta uma nova página referente ao capítulo do livro. Essa forma de navegação facilita entender como foi construído o livro de Euclides da Cunha, que inicialmente publicou a narrativa jornalística sobre Canudos no jornal O Estado de S. Paulo. Este sumário foi baseado na 2ª edição, de 1903, publicada pela editora Laemmert & C. Editores:

***

Nota preliminar

A terra

Capítulo I – Preliminares. A entrada do sertão. Terra ignota. Em caminho para Monte Santo. Primeiras impressões. Um sonho de geólogo.

Capítulo II – Golpe de vista do alto de Monte Santo. Do alto da Favela.

Capítulo III – O clima. Higrômetros singulares.

Capítulo IV – As secas. Hipóteses sobre a sua gênese. As caatingas.

Capítulo V – Uma categoria geográfica que Hegel não citou. Como se faz um deserto. Como se extingue o deserto. O martírio secular da terra.

O homem

Capítulo I – Complexidade do problema etnológico no Brasil. Variabilidade do meio físico e sua reflexão na História. Ação do meio na fase inicial da formação das raças. A formação brasileira no Norte.

Capítulo II – Gênese dos jagunços; colaterais prováveis dos paulistas. Função histórica do rio S. Francisco. O vaqueiro, mediador entre o bandeirante e o padre. Fundações jesuíticas na Bahia. Um parêntesis irritante. Causas favoráveis à formação mestiça dos sertões, distinguindo-a dos cruzamentos no litoral. Uma raça forte.

Capítulo III – O sertanejo. Tipos díspares: o jagunço e o gaúcho. Os vaqueiros. Servidão inconsciente; vida primitiva. A vaquejada e a arribada. Tradições. A seca. Insulamento no deserto. Religião mestiça: seus fatores históricos. Caráter variável da religiosidade sertanejo: a Pedra Bonita e Monte Santo. As missões atuais.

Capítulo IV – Antônio Conselheiro, documento vivo de atavismo. Um gnóstico bronco. Grande homem pelo avesso, representante natural do meio em que nasceu. Antecedentes de família: os Maciéis. Uma vida bem auspiciada. Primeiros reveses; e a queda. Como se faz um monstro. Peregrinações e martírios. Lendas. As prédicas. Preceitos de montanista. Profecias. Um heresiarca do século 2 em plena idade moderna. Tentativa de reação legal. Hégira para o sertão.

Capítulo V – Canudos — antecedentes — aspecto original — e crescimento vertiginoso. Regimen da urbs. Polícia de bandidos. População multiforme. O templo. Estrada para o céu. As rezas. Agrupamentos bizarros. Por que não pregar contra a República ? Uma missão abortada. Maldição sobre a Jerusalém de taipa.

A luta

Capítulo I – Preliminares. Antecedentes.

Capítulo II – Causas próximas da luta. Uauá.

Capítulo III – Preparativos da reação. A guerra das caatingas.

Capítulo IV – Autonomia duvidosa.

Travessia do Cambaio

Capítulo I – Monte Santo. Triunfos antecipados.

Capítulo II  Incompreensão da campanha. Em marcha para Canudos.

Capítulo III – O Cambaio. Baluartes sine calcii linimenti. Primeiro recontro. Episódio trágico.

Capítulo IV – Nos Tabuleirinhos. Segundo combate. A Legio Fulminata de João Abade. Novo milagre de Antônio Conselheiro.

Capítulo V – Retirada.

Capitulo VI – Procissão dos jiraus.

Expedição Moreira César

Capítulo I – O coronel Antônio Moreira César e o meio que o celebrizou. Primeira expedição regular. Como a aguardam os jagunços.

Capítulo II – Partida de Monte Santo. Primeiros erros. Nova estrada. Psicologia do soldado.

Capítulo III – O primeiro encontro. Pitombas. “Em acelerado!” Dois cartões de visita a Antônio Conselheiro. No alto da Favela. Um olhar sobre Canudos.

Capítulo IV – A ordem de batalha e o terreno. Cidadela‑mundéu. Ataques. Saques antes do triunfo. Recuo. Ao bater da Ave‑Maria.

Capítulo V – Sobre o Alto do Mário.

Capítulo VI – Retirada; debandada; fuga. Um arsenal ao ar livre e uma diversão cruel.

Quarta expedição

Capítulo I – Desastres. Canudos — uma diátese. A rua do Ouvidor e as caatingas. Versões disparatadas. Mentiras heróicas. O cabo Roque. Levantamento em massa. Planos. Um tropear de bárbaros.

Capítulo II – Mobilização de tropas. Concentração em Queimadas. Organiza‑se a expedição. Delongas. Não há um plano de campanha. A comissão de engenheiros. A marcha. Incidentes. Um guia temeroso: Pajeú. Passagem nas Pitombas. O alto da Favela. Uma divisão aprisionada.

Capítulo III – Coluna Savaget. Cocorobó. Diante das trincheiras. Carga de baionetas excepcional. A travessia. Macambira e Trabubu. Emissário inesperado. Destrói‑se um plano de campanha.

Capítulo IV – Vitória singular. Começo de uma batalha crônica. Aventuras do cerco. Caçadas perigosas. Desânimos. A atitude do comando‑em‑chefe.

Capítulo V – O assalto: preparativos; o recontro. Nova vitória desastrosa. Nos flancos de Canudos. Triunfos pelo telégrafo.

Capítulo VI – Pelas estradas. Os feridos. Primeiras notícias certas. Versões e lendas.

Capítulo VII – A brigada Girard. Heroísmo estranho. Em viagem para Canudos.

Capítulo VIII – Novos reforços. O marechal Carlos Machado Bitencourt. Colaboradores prosaicos demais.

Nova fase da luta

Capítulo I – Queimadas. Uma ficção geográfica. Fora da pátria. Diante de uma criança. Na estrada de Monte Santo. Novas animadoras. Uma vaia entusiástica… Trincheira Sete de Setembro. Estrada de Calumbi.

Capítulo II – Marcha da divisão auxiliar. Medo glorioso. Aspecto do acampamento. Em busca de uma meia ração de glória. O charlatanismo da coragem.

Capítulo III – Embaixada ao céu. Complemento do assédio.

Últimos dias

Capítulo I – O estrebuchar dos vencidos. Os prisioneiros.

Capítulo II – Depoimento de uma testemunha.

Capítulo III – Titãs contra moribundos. Em torno das cacimbas. Sobre os muradais da igreja nova.

Capítulo IV – Passeio dentro de Canudos.

Capítulo V – O assalto. Notas de um Diário.

Capítulo VI – O fim. Crânio do Conselheiro.

Capítulo VII – Duas linhas.

Notas à 2ª edição

 

typewriter

Crédito da fotografia: Cadáveres nas ruínas de Canudos. 02.41 (1897) / Fonte: Coleção Canudos (Flávio de Barros) / Museu da República

Sumário do livro: “Os Sertões: Campanha de Canudos”

Editado por: Icaro Pio e Israel Dias de Oliveira

Imprimir

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.