Produtor rural está mais conectado à tecnologia da informação

publicado na Ed_11_abr/jun.2019 por e

O produtor rural é imprescindível para diversos setores da sociedade. É através deles que frutas, verduras, legumes, carnes, raízes e derivados do leite chegam na nas prateleiras dos supermercados e vão para a mesa de milhões de brasileiros.

Para melhorar o cultivo, a produção e ajudar na distribuição e venda, o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) vem se ampliando no setor. O Censo Agropecuário do IBGE de 2017 aponta que houve um aumento de 1790% no número de produtores com acesso à internet desde o ano de 2006 até 2017.

A pesquisa mais recente do Sebrae mostra que que 71% dos donos de microempresas rurais e 85% dos proprietários de empresas de pequeno porte no campo usam smartphones no dia-a-dia. Intitulada Tecnologia da Informação no Agronegócio, ela buscou entender os hábitos digitais dessa classe trabalhadora e como eles utilizam os recursos das TICs diariamente. A análise feita pelo Sebrae ouviu aproximadamente 4.500 produtores dos 26 estados brasileiros, somados ao Distrito Federal. Os resultados informaram, por exemplo, que meio é utilizado para acessar à Internet (celular ou computador) e a finalidade do seu uso por parte dos produtores (controle administrativo, capacitações, negociações etc).

Pablo Queiroz, Analista Técnico do Sebrae Paraíba, afirma ser muito interessante a realização e a análise dos resultados de uma pesquisa desse tipo:“é necessário que empresas que trabalham com produtores rurais saibam em que os trabalhadores estão investindo, seja em um smartphone para aumentar as vendas através de aplicativos ou um computador para criação de planilhas de controle dos gastos e lucros para poder prestar uma melhor orientação”, afirma.

A Paraíba obteve resultados importantes dentro da pesquisa: em relação à prioridade que esses produtores dão ao utilizar seus aparelhos 77,2% afirmou utilizar o celular para questões pessoais e profissionais e um terço dos entrevistados já utilizou a internet para realizar vendas.

Seu Ernande, o Baiano (apelido que ganhou quando chegou a João Pessoa, pelo fato da Bahia ser sua terra natal), é um exemplo de produtor rural que utiliza seu aparelho celular para incrementar suas vendas. Ele criou um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp, onde seus clientes fazem o pedido e um funcionário dele reserva um dia da semana para realizar as entregas.

Miguel também é produtor agrícola no estado e utiliza a internet para se atualizar: “Eu uso para a pesquisa de outros produtos, conhecer tecnologias mais atuais… a gente (os produtores em geral) também precisa se atualizar”, destaca. Ele conta que faz pesquisa de preços de sementes e estuda técnicas para melhorar as práticas no roçado, um hábito que vem crescendo neste ramo.

A divulgação de produtos nas redes sociais já virou costume para Miguel, que assim como Baiano, também utiliza o WhatsApp para encomendas. Os dois comentaram que o uso do aplicativo como ferramenta de trabalho fez o número de vendas crescer consideravelmente.

Segundo o levantamento 32,1% dos entrevistados na Paraíba utiliza a Internet para ter acesso a serviços financeiros e bancários, 67,9% pesquisam preços de fornecedores, metade dos entrevistados buscam conseguir parcerias com o governo e 21,4% deles divulgam sua empresa e/ou produtos na rede. A capacitação também é alvo dos produtores: pouco mais de 60% deles investe 5 horas por semana para se capacitar de forma online.
Baiano, por exemplo, se capacita assistindo muitos vídeos de especialistas e profissionais do campo dando dicas para um melhor plantio, pois acredita que assim poderá aprender mais.

Segundo o levantamento, aproximadamente 70% dos produtores paraibanos em atividade já realizam o gerenciamento financeiro e administrativo de seu negócio, porém metade deles ainda o fazem no papel. Somente 18,3% utilizam ferramentas digitais de gestão, divididos entre o computador e o telefone celular. Entretanto, se tivessem a possibilidade e o acesso facilitado à essas ferramentas, 30% dos entrevistados utilizaria o computador para este fim e outros 12% o smartphone.

A falta de acesso à internet é um grande problema que ainda está longe de ser resolvido. Segundo a mais recente pesquisa TIC Domicílios, do ano de 2017, apenas 61% dos domicílios brasileiros estão conectados à Internet, o que representa 42,1 milhões de residências — um crescimento de sete pontos percentuais em relação a 2016. O mapeamento foi realizado pelo Centro Regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) entre novembro de 2017 e maio de 2018.

Nas áreas rurais, apenas 34% possuem acesso à rede enquanto que no meio urbano a abrangência corresponde à 65%. O acesso à Internet está mais presente em domicílios das classes A (98%) e B (91%) de áreas urbanas. A pesquisa TIC Domicílios, que é realizada anualmente desde 2005, tem com o objetivo de mapear o acesso à infraestrutura TIC nos domicílios urbanos e rurais do país.

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Crédito das imagens: Pixabay License

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