Normas gerais de submissão

A LIVRO-REPORTAGEM EM REVISTA é um espaço destinado à publicação de capítulos de livros-reportagem e artigos que abordem temas inerentes ao mercado editorial (com foco no livro-reportagem) e estudos acadêmicos sobre este produto jornalístico.

Porque publicar em uma revista capítulos de um livros-reportagem?
Esses livros são escritos sob a orientação de professores mestres ou doutores, jornalistas ou pesquisadores de mídia e comunicação em um período que pode ser de seis meses ou mais de trabalho. Mergulham em temas, pesquisam, entrevistam e materializam essa pesquisa em forma de um produto muito respeitado no âmbito jornalístico: o livro-reportagem. E esse produto maturado no âmbito universitário vai muitas vezes ficar esquecido, perdido em um armário.
Não é necessário que o livro-reportagem tenha um ISBN atribuído para que seu capítulo seja publicado na revista.

Deve vir acompanhado de um resumo de no máximo 15 linhas (sinopse), que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do livro ou artigo. Deverá ser encaminhada também uma lista de, no máximo, 5 (cinco) palavras-chave (key words) que identifiquem o conteúdo. Dados e nomes completos dos autores ou autoras. Ano em que foi escrito.
Os dados, conceitos e opiniões emitidos são de inteira responsabilidade de seus autores.

Uma vez aprovado o artigo ou capítulo, o autor deverá enviar carta de cessão de direitos autorais para a revista mencionando concordância com a publicação. A Editoria poderá, se necessário, fazer alterações de forma, com o objetivo de adequar os artigos ou capítulos ao nosso padrão editorial.
O tamanho mínimo deve se fixar em 5.000 palavras. O limite máximo estabelecido não deve ultrapassar 9.000 palavras.

Quem pode publicar?

Estudantes de jornalismo, professores, mestres e doutores que escreveram um livro-reportagem ou pesquisam sobre o assunto.

Formato do arquivo
Envie o arquivo em texto ou em PDF. Caso o livro tenha sido diagramado e esteja no formato para impressão, separe apenas o arquivo referente ao capítulo(s) que deseja ver publicado.
Se o texto estiver em qualquer editor de texto no formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, use uma fonte de 12 ponto, preferencialmente Times New Roman, e use 14 ou 16 pontos para os títulos, capítulos ou subcapítulos.

Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.